As pessoas geralmente acham que a introdução alimentar é só o período dos 6 meses do bebe. E bem diferente disso, a introdução da alimentação complementar é um processo que vai dos 6 aos 24 meses do bebe.
Portanto o bebe de 1 ano, está dentro desse processo.
Depois de 6 meses de introdução alimentar, o bebe já foi apresentado a muitos sabores, texturas e alimentos diferentes.
A alimentação até 12 meses é composta principalmente por vegetais, frutas, legumes, cereais como: o arroz, o milho e o trigo, proteínas como: carnes, frango, peixes e leguminosas como: feijão, lentilha, grão de bico.
E agora, como 1 ano, o pediatra diz que o bebe já pode consumir as refeições como a da família. E você fica confusa em como fazer essa transição.
Vimos em outros textos aqui no blog sobre a importância das texturas no início da introdução alimentar, e é igualmente importante ir evoluindo gradativamente, para que próximo dos 12 meses o bebe já esteja adaptado a uma refeição bem parecida com o prato que consumimos.
Agora, é ainda mais necessário ter cuidado com a alimentação de toda a família, porque o bebe pode sim consumir o almoço e jantar igual o dos pais, desde que os pais tenham hábitos saudáveis, consumindo variedade de legumes, gorduras de boa qualidade e temperos leves e naturais.
Depois de um ano o bebe já pode consumir leites e derivados (leite de vaca integral, iogurte, queijo), desde que sejam observados seus rótulos e que neles contenham apenas ingredientes naturais. A introdução desses alimentos deve ser gradativa, observando sempre o bebe.
Nesta idade, seu filho também já pode fazer um café da manhã e lanche da tarde mais completos, contendo além da fruta, pães caseiros, tapioca, ovo mexido, queijo, panquequinha, sementes e/ou grãos.
Após os 12 meses as mamadas são menos frequentes, mas é importante mantê-las para complementar a alimentação do bebe.
Os industrializados e qualquer tipo de açúcar continuam proibidos para os bebês até os 2 anos. E não devem estar na rotina dos maiores, pois prejudicam o paladar e a saúde dos nossos pequenos.
Essa é a hora dos pais se dedicarem a mudar a própria alimentação para uma alimentação mais limpa e saudável, com alimentos mais caseiros, promovendo bem estar de todos.
Seu filho terá o hábito alimentar da sua casa, invista nisso!
Aqui vou te dar 3 receitinhas para compor o lanche dos bebês de 1 ano.
4 bananas maduras congeladas (eu congelo em rodelas e sem a casca)
1 pote ou 170g de iogurte integral natural (máximo 3 ingredientes)
⠀
Pronto, é só bater os dois ingredientes e depois congelar novamente para servir.
⠀
Pode ser ofertada, desse jeito para maiores de 12 meses.
⠀
Você ainda pode incrementar essa receitinha com: canela, baunilha, cacau em pó, morangos, frutas vermelhas, maracujá, manga, mamão, mirtilos e/ou farofinha de castanhas para variar a cada dia o sabor.
⠀
Pode servir com granola caseira e mel para maiores de 2 anos.
De uva integral
Ingredientes:
1 pacote de gelatina em pó sem sabor, ou melhor ainda, um sachê de Agar Agar (você acha em qualquer loja de produtos naturais);
500 ml de suco de uva integral batido com uma beterraba
⠀
Modo de preparo:
Ferva metade do suco de uva e, em seguida, dissolva o pacote de gelatina sem sabor. Em seguida, acrescente o restante do suco. Despeje em um refratário ou formas individuais e leve à geladeira até que endureça.
⠀
Você pode fazer com suco de fruta natural também e trazer ainda mais nutrientes!!!
⠀
De manga ou morango ou abacaxi ou laranja ou a fruta que você preferir.
⠀
Modo de preparo:
Lave bem a fruta e retire a casca, quando mais madurinha a fruta está, melhor fica.
⠀
Bata a polpa no mixer ou no liquidificador com um pouquinho de água (cerca de 40 ml de água filtrada);
Prepare a gelatina incolor como manda na embalagem (misturar o pó da gelatina incolor com 5 colheres de sopa de água fria e depois levar ao microondas por cerca de 15 segundos). Isto é a medida para meio litro de suco de fruta.
Misture os dois (o suco e a gelatina dissolvida) e coloque na forma que preferir; Leve a geladeira.
⠀
Para preparar com o Agar Agar, que é rico em fibras, você precisa fazer o mesmo processo: aquecer o líquido base, misturar o sachê de Agar Agar e pronto, só esperar endurecer.
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de queijo minas padrão ralado;
mais ou menos 3 colheres de sopa de água fria;
2 e 1⁄2 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;
1 colher (sopa) de chia;
1 colher (café) de sal.
Modo de preparo:
Em uma tigela misture a farinha com o sal, a chia, o queijo. Adicione a manteiga e misture com as mãos bem limpas. Fica uma farofinha. Adicionar a água aos poucos até dar o ponto de massa. Amassar bem até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Cobrir e deixar descansar na geladeira por 30 minutos. Abrir bem fininha com a ajuda de um rolo de macarrão, cortar com cortadores de biscoito no formato desejado ou apenas fazer quadrados, círculos, losangos com a faca. Colocar em uma forma antiaderente e assar em forno médio por 5 minutinhos ou até dar uma leve dourada. Cuidado pois a massa é muito fina e fácil de queimar.
No meu curso "Bebe bem nutrido" eu te dou o passo a passo do método que criei ao longo de mais de 8 anos de experiência para você criar no seu filho uma ótima relação com o alimento de verdade. Um bebe que come de tudo e tem toda a sua potência para crescer forte e saudável não tem preço, não é mesmo?
E me conta aqui… o seu bebe de um ano continua comendo papinha? Aceita de tudo ou está recusando os alimentos?
Pode me dizer também quais assuntos você gostaria de ver por aqui.
Comments