Buscar
  • Letícia Oliveira

3 Receitas de Comida para Bebê de 1 ano

As pessoas geralmente acham que a introdução alimentar é só o período dos 6 meses do bebe. E bem diferente disso, a introdução da alimentação complementar é um processo que vai dos 6 aos 24 meses do bebe.


Portanto o bebe de 1 ano, está dentro desse processo.


Depois de 6 meses de introdução alimentar, o bebe já foi apresentado a muitos sabores, texturas e alimentos diferentes.


A alimentação até 12 meses é composta principalmente por vegetais, frutas, legumes, cereais como: o arroz, o milho e o trigo, proteínas como: carnes, frango, peixes e leguminosas como: feijão, lentilha, grão de bico.


E agora, como 1 ano, o pediatra diz que o bebe já pode consumir as refeições como a da família. E você fica confusa em como fazer essa transição.


Vimos em outros textos aqui no blog sobre a importância das texturas no início da introdução alimentar, e é igualmente importante ir evoluindo gradativamente, para que próximo dos 12 meses o bebe já esteja adaptado a uma refeição bem parecida com o prato que consumimos.


Agora, é ainda mais necessário ter cuidado com a alimentação de toda a família, porque o bebe pode sim consumir o almoço e jantar igual o dos pais, desde que os pais tenham hábitos saudáveis, consumindo variedade de legumes, gorduras de boa qualidade e temperos leves e naturais.


Depois de um ano o bebe já pode consumir leites e derivados (leite de vaca integral, iogurte, queijo), desde que sejam observados seus rótulos e que neles contenham apenas ingredientes naturais. A introdução desses alimentos deve ser gradativa, observando sempre o bebe.


Nesta idade, seu filho também já pode fazer um café da manhã e lanche da tarde mais completos, contendo além da fruta, pães caseiros, tapioca, ovo mexido, queijo, panquequinha, sementes e/ou grãos.


Após os 12 meses as mamadas são menos frequentes, mas é importante mantê-las para complementar a alimentação do bebe.


Os industrializados e qualquer tipo de açúcar continuam proibidos para os bebês até os 2 anos. E não devem estar na rotina dos maiores, pois prejudicam o paladar e a saúde dos nossos pequenos.


Essa é a hora dos pais se dedicarem a mudar a própria alimentação para uma alimentação mais limpa e saudável, com alimentos mais caseiros, promovendo bem estar de todos.


Seu filho terá o hábito alimentar da sua casa, invista nisso!


Aqui vou te dar 3 receitinhas para compor o lanche dos bebês de 1 ano.


Sorvete caseiro


4 bananas maduras congeladas (eu congelo em rodelas e sem a casca)

1 pote ou 170g de iogurte integral natural (máximo 3 ingredientes)

Pronto, é só bater os dois ingredientes e depois congelar novamente para servir.

Pode ser ofertada, desse jeito para maiores de 12 meses.

Você ainda pode incrementar essa receitinha com: canela, baunilha, cacau em pó, morangos, frutas vermelhas, maracujá, manga, mamão, mirtilos e/ou farofinha de castanhas para variar a cada dia o sabor.

Pode servir com granola caseira e mel para maiores de 2 anos.


Gelatina caseira


De uva integral

Ingredientes:

1 pacote de gelatina em pó sem sabor, ou melhor ainda, um sachê de Agar Agar (você acha em qualquer loja de produtos naturais);

500 ml de suco de uva integral batido com uma beterraba

Modo de preparo:

Ferva metade do suco de uva e, em seguida, dissolva o pacote de gelatina sem sabor. Em seguida, acrescente o restante do suco. Despeje em um refratário ou formas individuais e leve à geladeira até que endureça.

Você pode fazer com suco de fruta natural também e trazer ainda mais nutrientes!!!

De manga ou morango ou abacaxi ou laranja ou a fruta que você preferir.

Modo de preparo:

Lave bem a fruta e retire a casca, quando mais madurinha a fruta está, melhor fica.

Bata a polpa no mixer ou no liquidificador com um pouquinho de água (cerca de 40 ml de água filtrada);

Prepare a gelatina incolor como manda na embalagem (misturar o pó da gelatina incolor com 5 colheres de sopa de água fria e depois levar ao microondas por cerca de 15 segundos). Isto é a medida para meio litro de suco de fruta.

Misture os dois (o suco e a gelatina dissolvida) e coloque na forma que preferir; Leve a geladeira.

Para preparar com o Agar Agar, que é rico em fibras, você precisa fazer o mesmo processo: aquecer o líquido base, misturar o sachê de Agar Agar e pronto, só esperar endurecer.


Biscoito de queijo e chia


Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo;

1 xícara de queijo minas padrão ralado;

mais ou menos 3 colheres de sopa de água fria;

2 e 1⁄2 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;

1 colher (sopa) de chia;

1 colher (café) de sal.

Modo de preparo:

Em uma tigela misture a farinha com o sal, a chia, o queijo. Adicione a manteiga e misture com as mãos bem limpas. Fica uma farofinha. Adicionar a água aos poucos até dar o ponto de massa. Amassar bem até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Cobrir e deixar descansar na geladeira por 30 minutos. Abrir bem fininha com a ajuda de um rolo de macarrão, cortar com cortadores de biscoito no formato desejado ou apenas fazer quadrados, círculos, losangos com a faca. Colocar em uma forma antiaderente e assar em forno médio por 5 minutinhos ou até dar uma leve dourada. Cuidado pois a massa é muito fina e fácil de queimar.


No meu curso "Bebe bem nutrido" eu te dou o passo a passo do método que criei ao longo de mais de 8 anos de experiência para você criar no seu filho uma ótima relação com o alimento de verdade. Um bebe que come de tudo e tem toda a sua potência para crescer forte e saudável não tem preço, não é mesmo?


Clique no link para saber mais!


E me conta aqui… o seu bebe de um ano continua comendo papinha? Aceita de tudo ou está recusando os alimentos?


Pode me dizer também quais assuntos você gostaria de ver por aqui.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Nutriniños. Orgulhosamente criado pelo Estúdio Luneta.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now