top of page
Buscar
  • Foto do escritorLetícia Oliveira

Como fazer papinhas para bebês de 6 meses?

Para iniciar eu já vou dizendo que não gosto mesmo desse termo papinha. Ela me remete a uma comida sem graça, sem sabor e sem cor.


Gosto mais de usar o termo refeiçãozinha, bem linda e colorida com tudo separado para o bebe explorar cada sabor, textura e aroma com tempo e alegria.


Para começar a fazer papinha para o bebe com 6 meses completos, mais todos os sinais de prontidão, você pode escolher um legume ou fruta por dia e ir aos poucos aumentando o número de preparações e refeições no dia, ao longo das semanas.


Então você pode fazer assim: ofertar uma fruta nova na primeira semana, uma fruta + um legume novo na segunda semana, uma fruta + dois legumes na terceira semana…. e assim, gradativamente ir compondo a refeição completa.


Porque dar tempo para o bebe de 6 meses entender o que fazer com o alimento é muito importante


Imagina só:


Seu bebe só sabe sugar, aí de um dia para o outro ele já pode começar a receber os alimentos, você coloca todos os grupos alimentares, todas as refeições de uma vez.


Ele não vai entender NADA! Não vai saber o que fazer, não vai curtir o momento e isso é péssimo.


Assim, um alimento por vez, sem pressa. Aos poucos seu bebe vai entender o que fazer com esses alimentos na boquinha, vai começar a sentir prazer e naturalmente ao longo de semanas, meses, começar a conseguir consumir quantidades maiores.


As palavras chave da introdução alimentar são: tempo, paciência, confiança, prazer, aprendizado.


E como preparar a papinha para o bebe de 6 meses?


As frutas podem ser ofertadas em formatos e texturas adequadas para o seu bebe pegar e conduzir o processo sozinho.




Desde que seu esteja pronto para comer e você tenha informações de qualidade para conduzir esse processo com segurança, essa é uma forma de ofertar que proporciona muito aprendizado e autonomia, o que é bem positivo para o processo do seu filho.


Esse método ficou conhecido como BLW, que significa na prática, dar a oportunidade do bebe ir desmamando à medida que consegue comer os alimentos.


Ou ainda, neste início serem ofertadas amassadas e na colherzinha, sempre respeitando a vontade do seu bebe de levar a boquinha até o alimento. Sem precisar liquidificar, peneirar, coar… amassar grosseiramente e pronto. Bem simples assim!


Os legumes podem ser cozidos no vapor ou em água fervente e também ofertados amassadinhos na colher ou em formatos adequados para o bebe pegar e conduzir com as próprias mãos.


colocar imagem

E assim vamos aos poucos formatando um pratinho completo, adicionando mais outro legume, uma fonte de carboidrato, uma proteína.

No meu curso "Bebe bem nutrido" eu te dou o passo a passo do método que criei ao longo de mais de 8 anos de experiência para você criar no seu filho uma ótima relação com o alimento de verdade. Um bebe que come de tudo e tem toda a sua potência para crescer forte e saudável não tem preço, não é mesmo?


Clique no link para saber mais!


E me conta aqui… Como você tem preparado as refeições para seu bebe de 6 meses?


Pode me dizer também quais assuntos você gostaria de ver por aqui.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page