top of page
Buscar
  • Foto do escritorLetícia Oliveira

3 Receitas de Comida para Bebê de 1 ano

As pessoas geralmente acham que a introdução alimentar é só o período dos 6 meses do bebe. E bem diferente disso, a introdução da alimentação complementar é um processo que vai dos 6 aos 24 meses do bebe.


Portanto o bebe de 1 ano, está dentro desse processo.


Depois de 6 meses de introdução alimentar, o bebe já foi apresentado a muitos sabores, texturas e alimentos diferentes.


A alimentação até 12 meses é composta principalmente por vegetais, frutas, legumes, cereais como: o arroz, o milho e o trigo, proteínas como: carnes, frango, peixes e leguminosas como: feijão, lentilha, grão de bico.


E agora, como 1 ano, o pediatra diz que o bebe já pode consumir as refeições como a da família. E você fica confusa em como fazer essa transição.


Vimos em outros textos aqui no blog sobre a importância das texturas no início da introdução alimentar, e é igualmente importante ir evoluindo gradativamente, para que próximo dos 12 meses o bebe já esteja adaptado a uma refeição bem parecida com o prato que consumimos.


Agora, é ainda mais necessário ter cuidado com a alimentação de toda a família, porque o bebe pode sim consumir o almoço e jantar igual o dos pais, desde que os pais tenham hábitos saudáveis, consumindo variedade de legumes, gorduras de boa qualidade e temperos leves e naturais.


Depois de um ano o bebe já pode consumir leites e derivados (leite de vaca integral, iogurte, queijo), desde que sejam observados seus rótulos e que neles contenham apenas ingredientes naturais. A introdução desses alimentos deve ser gradativa, observando sempre o bebe.


Nesta idade, seu filho também já pode fazer um café da manhã e lanche da tarde mais completos, contendo além da fruta, pães caseiros, tapioca, ovo mexido, queijo, panquequinha, sementes e/ou grãos.


Após os 12 meses as mamadas são menos frequentes, mas é importante mantê-las para complementar a alimentação do bebe.


Os industrializados e qualquer tipo de açúcar continuam proibidos para os bebês até os 2 anos. E não devem estar na rotina dos maiores, pois prejudicam o paladar e a saúde dos nossos pequenos.


Essa é a hora dos pais se dedicarem a mudar a própria alimentação para uma alimentação mais limpa e saudável, com alimentos mais caseiros, promovendo bem estar de todos.


Seu filho terá o hábito alimentar da sua casa, invista nisso!


Aqui vou te dar 3 receitinhas para compor o lanche dos bebês de 1 ano.



4 bananas maduras congeladas (eu congelo em rodelas e sem a casca)

1 pote ou 170g de iogurte integral natural (máximo 3 ingredientes)

Pronto, é só bater os dois ingredientes e depois congelar novamente para servir.

Pode ser ofertada, desse jeito para maiores de 12 meses.

Você ainda pode incrementar essa receitinha com: canela, baunilha, cacau em pó, morangos, frutas vermelhas, maracujá, manga, mamão, mirtilos e/ou farofinha de castanhas para variar a cada dia o sabor.

Pode servir com granola caseira e mel para maiores de 2 anos.



De uva integral

Ingredientes:

1 pacote de gelatina em pó sem sabor, ou melhor ainda, um sachê de Agar Agar (você acha em qualquer loja de produtos naturais);

500 ml de suco de uva integral batido com uma beterraba

Modo de preparo:

Ferva metade do suco de uva e, em seguida, dissolva o pacote de gelatina sem sabor. Em seguida, acrescente o restante do suco. Despeje em um refratário ou formas individuais e leve à geladeira até que endureça.

Você pode fazer com suco de fruta natural também e trazer ainda mais nutrientes!!!

De manga ou morango ou abacaxi ou laranja ou a fruta que você preferir.

Modo de preparo:

Lave bem a fruta e retire a casca, quando mais madurinha a fruta está, melhor fica.

Bata a polpa no mixer ou no liquidificador com um pouquinho de água (cerca de 40 ml de água filtrada);

Prepare a gelatina incolor como manda na embalagem (misturar o pó da gelatina incolor com 5 colheres de sopa de água fria e depois levar ao microondas por cerca de 15 segundos). Isto é a medida para meio litro de suco de fruta.

Misture os dois (o suco e a gelatina dissolvida) e coloque na forma que preferir; Leve a geladeira.

Para preparar com o Agar Agar, que é rico em fibras, você precisa fazer o mesmo processo: aquecer o líquido base, misturar o sachê de Agar Agar e pronto, só esperar endurecer.



Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo;

1 xícara de queijo minas padrão ralado;

mais ou menos 3 colheres de sopa de água fria;

2 e 1⁄2 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;

1 colher (sopa) de chia;

1 colher (café) de sal.

Modo de preparo:

Em uma tigela misture a farinha com o sal, a chia, o queijo. Adicione a manteiga e misture com as mãos bem limpas. Fica uma farofinha. Adicionar a água aos poucos até dar o ponto de massa. Amassar bem até ficar homogênea e desgrudar das mãos. Cobrir e deixar descansar na geladeira por 30 minutos. Abrir bem fininha com a ajuda de um rolo de macarrão, cortar com cortadores de biscoito no formato desejado ou apenas fazer quadrados, círculos, losangos com a faca. Colocar em uma forma antiaderente e assar em forno médio por 5 minutinhos ou até dar uma leve dourada. Cuidado pois a massa é muito fina e fácil de queimar.


No meu curso "Bebe bem nutrido" eu te dou o passo a passo do método que criei ao longo de mais de 8 anos de experiência para você criar no seu filho uma ótima relação com o alimento de verdade. Um bebe que come de tudo e tem toda a sua potência para crescer forte e saudável não tem preço, não é mesmo?



E me conta aqui… o seu bebe de um ano continua comendo papinha? Aceita de tudo ou está recusando os alimentos?


Pode me dizer também quais assuntos você gostaria de ver por aqui.




85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page